Um espaço dedicado aos números ... Considerando os efeitos da aplicação da matemática no meio social em que vivemos; haveremos de concordar que é tão necessária quanto às coisas mais essenciais que necessitamos para sobreviver.
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Matemática - Equações 1° grau
EXERCÍCIOS
1)Resolva as equações
a) 6x = 2x + 16 (R:4)
b) 2x – 5 = x + 1 (R: 6)
c) 2x + 3 = x + 4 (R: 1)
d) 5x + 7 = 4x + 10 (R: 3)
e) 4x – 10 = 2x + 2 (R: 6)
f) 4x – 7 = 8x – 2(R:-5/4)
g) 2x + 1 = 4x – 7 (R:4)
h) 9x + 9 + 3x = 15 (R: ½)
i) 16x – 1 = 12x + 3 (R:1)
j) 3x – 2 = 4x + 9 (R:-11)
l) 5x -3 + x = 2x + 9 (R:3)
m) 17x – 7x = x + 18 (R: 2)
n) x + x – 4 = 17 – 2x + 1 ( 11/2)
o) x + 2x + 3 – 5x = 4x – 9 ( R:2)
p) 5x + 6x – 16 = 3x + 2x - 4 (R:2)
q) 5x + 4 = 3x – 2x + 4 (R: 0 )
2) Resolva as seguintes equações
a) 4x – 1 = 3 ( x – 1) (R: -2)
b) 3( x – 2) = 2x – 4 (R:2)
c) 2( x – 1) = 3x + 4 ( R: -6)
d) 3(x – 1) – 7 = 15 (R: 25/3)
e) 7 ( x – 4) = 2x – 3 (R: 5)
f) 3 ( x –2) = 4(3 – x) (R:18/7)
g) 3 ( 3x – 1) = 2 ( 3x + 2) ( R: 7/3)
h) 7 ( x – 2 ) = 5 ( x + 3 ) (R: 29/2)
i) 3 (2x – 1) = -2 ( x + 3) (R: -3/8)
j) 5x – 3( x +2) = 15 (R: 21/2)
k) 2x + 3x + 9 = 8(6 –x) (R:3)
l) 4(x+ 10) -2(x – 5) = 0 (R: -25)
m) 3 (2x + 3 ) – 4 (x -1) = 3 ( R: -5)
n) 7 (x – 1) – 2 ( x- 5) = x – 5 (R: -2)
o) 2 (3 – x ) = 3 ( x -4) + 15 (R: 3/5)
p) 3 ( 5 – x ) – 3 ( 1 – 2x) = 42 (R:10)
q) ( 4x + 6) – 2x = (x – 6) + 10 +14 (R:12)
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Conjuntos Numéricos - 1ª Série
01. Classifique como racional ou irracional o número representado em cada um dos itens abaixo:
OBS: Considere a segunda coluna como i , j , k, l, m, ...
02. Qual a fração geratriz de cada dízima periódica a seguir:
a) 4,55555... e) 0,6666 ...
b) 0,7777... f) 2,333 ...
c) 56,7777... g) 0,8888 ...
d) 1,222 h) 7,545454 ...
03.
04.
RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
01.Observando a imagem abaixo, calcule a media AC.
02. Calcule:
03. Dada a situação da figura abaixo, determine a altura do avião:
RESPOSTAS:
Considerando raiz quadrada de 3 igual a 1,73.
01) X = 129,75
02) 8,42
03) 2000
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Conjuntos numéricos
a) Quais são números naturais?
b) Quais são números inteiros?
c) Quais são números racionais?
d) Quais são números irracionais?
a( ) Todo elemento natural pertence ao conjunto dos números racionais.
b( ) O conjunto Z está contido no conjunto R.
c( ) O conjunto dos números racionais está contido no conjunto I.
d( ) Todo elemento de Q pertence ao conjunto dos números irracionais.
03. Encontre a fração geratriz de cada
dízima periódica a seguir:
a) 0,373737...
=
b) -0,888...
=
c) 0,555... =
d) -3,222...
=
e) -1,212121...
=
f) 0,050505...
=
g) 0,565656...
=
h) 1,434343...
=
i) 2,010101...
=
Coeficiente angular
01. Considere os gráficos abaixo e determine o coeficiente angular em cada caso:
A( 6 , 8 ) e B( 4 , 4 )
C( 5 , 6 ) e B( 2 , 12 )
E( - 3 , - 3 ) e F( 9 , 3 )
RESPOSTAS:
01) A)1 B) -1
02) A) 2 B) -2 C) 1/2
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Condição de alinhamento - três pontos no plano cartesiano.
01. Determine em cada caso o valor de m para que os pontos sejam colineares.
a) A( 5 , m ) ; B( 1, 2 ) e C( 3 , - 4 )
b) A( 1 , 3 ) ; B( 2 , m ) e C( 0 , 1 )
c) A( m , 7 ) ; B( 2 , - 3 ) e C( m , 1 )
02. Verifique se os pontos A, B e C abaixo são colineares nos seguintes casos:
a) A( 2 , - 3 ) ; B( - 1 , 4 ) e C( 1 , 1 )
b) A( 2 , 2 ) ; B( 5 , 5 ) e C( - 3 , - 3 )
03. O período de incubação do cólera pode ser de algumas horas até 5 dias, porém sua disseminação ocorre com facilidade onde as condições de higiene são precárias. Analisando uma colônia de vírus do cólera, um pesquisador registrou a disseminação do número desses vírus durante horas e verificou um crescimento linear conforme o gráfico abaixo, o qual representa suas observações. Quantos vírus havia nessa colônia no início da observação?
04. Determine o valor de a para que os pontos A( 2 ,1 ) B( ( a + 1 , 2 ) e C( - 3 , - 1 ) sejam vértices de um triângulo.
05.A tabela abaixo mostra temperatura das aguas do oceano Atlântico ao nível do Equador em funçao da profundidade
Profundidade---------------Temperatura
superfície------------------------- 27ºC
superfície------------------------- 27ºC
100m------------------------------ 21ºC
500m------------------------------ 7ºC
1000m---------------------------- 4ºC
3000m----------------------------- 2,8ºC
500m------------------------------ 7ºC
1000m---------------------------- 4ºC
3000m----------------------------- 2,8ºC
Considerando q a variação da temperatura seja aproximadamente linear entre cada 2 medições feitas para a profundidade, a temperatura para a profundidade 400m é:
a)16ºC
b)14ºC
c)12,5ºC
d)10,5ºC
e) 8ºC
Respostas:
01) a) - 10 b) 5 c) 2
02) a) Não . b) Sim.
03) k = 2 ( 2000 )
04) a deve ser diferente 7/2
05. Letra D
06.
terça-feira, 18 de março de 2014
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO - 1ª SÉRIE VESPERTINO - EEMF
(EAESP-FGV) Numa pesquisa de mercado, foram entrevistadas várias pessoas acerca de suas preferências em relação a três produtos: A, B e C. Os resultados da pesquisa indicaram que:
210 pessoas compram o produto A;
210 pessoas compram o produto B;
250 pessoas compram o produto C;
20 pessoas compram os três produtos;
100 pessoas não compram nenhum dos três produtos;
60 pessoas compram os produtos A e B;
70 pessoas compram os produtos A e C;
50 pessoas compram os produtos B e C.
Com base nessas informações, pergunta-se: quantas pessoas foram entrevistadas?
a) 670
b) 970
c) 870
d) 610
e) 510
Exercícios de matemática - 1ª série - vespertino - EEMF
01. Numa classe de 30 alunos, 16 gostam de história e 20 de matemática.O número e alunos que gostam de matemática e história é;
a) Exatamente 16
b) Exatamente 10
c) No máximo 6
d) No mínimo 6
e) Exatamente 18
02. Numa universidade são lidos dois jornais M e N. Sabe-se que 80% dos alunos da mesma leem o jornal M e 40% leem o jornal N e que todo aluno é leitor de pelo menos um dos jornais. Qual o percentual de alunos que leem ambos os jornais?
a) 30%
b) 40%
c) 50%
d) 60%
03. Numa escola de 630 alunos, 350 deles estudam matemática, 210 estudam Física e 90 deles estudam as duas matérias . pergunta-se:
a) Quantos estudam apenas matemática?
b) Quantos estudam apenas Física?
c) Quantos alunos estudam Matemática ou Física?
d) Quantos alunos não estudam nenhuma da duas matérias?
04. Numa pesquisa sobre preferência de detergentes
realizada numa população de 100 pessoas, constatou-se que 62 consomem o produto
A; 47 consomem o produto B e 10 pessoas não consomem nem A e nem B.
Que parte desta população consomem o produto A e o produto
B?
05. Num teste para verificar o aproveitamento de
100 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, observou-se o seguinte resultado
entre os que conseguiram nota satisfatória em uma só disciplina: Matemática,
18; Física, 20; Química, 28. Em duas das
disciplinas: Matemática e Química , 15;
Química e Física, 17; Matemática e física, 9. Nas das três disciplinas avaliadas, 6 alunos.
Com estas informações obtenha o número de alunos que gostam de pelo menos duas disciplinas.
06. Em uma academia, 200 alunos praticam natação, 250
musculação, 60 fazem as duas modalidades e 90 não fazem nem natação nem
musculação. Quantos alunos fazem somente natação?
RESPOSTAS:
01) D
02) B
03) a =260 b = 120 c = 470 d =160
04. 17 pessoas
05. 29 alunos
06. 110 alunos
terça-feira, 14 de maio de 2013
EXERCÍCIOS - POTENCIAÇÃO - SEXTO ANO
01. Em um estacionamento há 4 automóveis, em cada
automóvel há 4 rodas e em cada roda há 4 parafusos. Qual é o total de parafusos
ao todo?
02. Em uma rua há duas casas e em cada casa há dois
galinheiros. Em cada galinheiro há dois cercados, em cada há duas galinhas, e
cada galinha tem dois pintinhos. Qual o total de pintinhos dessas casas?
03. Há sete velhas mulheres na estrada para Roma;
cada mulher tem sete mulas;
cada mula carrega sete sacos;
cada saco contém sete pães;
e com cada pão estavam sete facas;
e cada faca está colocada em sete bainhas;
quantos há ao todo na estrada para Roma?
cada mulher tem sete mulas;
cada mula carrega sete sacos;
cada saco contém sete pães;
e com cada pão estavam sete facas;
e cada faca está colocada em sete bainhas;
quantos há ao todo na estrada para Roma?
04. Vemos 9 aterros;
cada aterro tem 9 árvores,
cada árvore tem 9 ramos,
cada ramo tem 9 ninhos,
cada ninho tem 9 pássaros,
cada pássaro tem 9 filhotes,
cada filhote tem 9 penas,
cada pena tem 9 cores.
Quantos há de cada?
cada aterro tem 9 árvores,
cada árvore tem 9 ramos,
cada ramo tem 9 ninhos,
cada ninho tem 9 pássaros,
cada pássaro tem 9 filhotes,
cada filhote tem 9 penas,
cada pena tem 9 cores.
Quantos há de cada?
05. Um homem tinha sete casas,
Cada casa tinha sete gatos,
Para cada gato havia sete ratos,
Para cada gato havia sete espigas de trigo,
E cada espiga tinha sete medidas de grão.
Quantas coisas ele possuía,
Casas, gatos, ratos espigas e medidas de grão?
Cada casa tinha sete gatos,
Para cada gato havia sete ratos,
Para cada gato havia sete espigas de trigo,
E cada espiga tinha sete medidas de grão.
Quantas coisas ele possuía,
Casas, gatos, ratos espigas e medidas de grão?
06. Num pequeno pomar havia sete mangueiras, em cada
mangueira foram colhidas sete caixas de mangas e em cada caixa havia sete
quilos de frutas. Quantos quilos de foram colhidos ao todo?
07. Num escritório tem 8 estantes, cada estante tem 8
prateleiras, em cada prateleira estão 8 enciclopédias e cada enciclopédia é
composta por 8 livros. Quantos livros são ao todo?
08. Uma sala tem 4 cantos, em cada canto tem 4 caixas, em cada caixa tem 4 gatos e cada gato tem 4 patas. Quantas patas são?
sexta-feira, 3 de maio de 2013
EXPRESSÕES NUMÉRICAS
EXPRESSÕES
NUMÉRICAS
Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação e radiciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação e radiciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
Há
expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados
nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
Exemplo 1
10 + 12 – 6 + 7
22 – 6 + 7
16 + 7
23
Exemplo 2
40 – 9 x 4 + 23
40 – 36 + 23
4 + 23
27
Exemplo 3
120 + 2 x 14 – 63
120 + 28 – 63
148 – 63
85
Exemplo 4
76 + 81 : 3 – 39
76 + 27 – 39
103 – 39
64
Exemplo 5
13 x 3 – 14 x 2
39 – 28
11
Exemplo 6
123 + 120 – 65 + 39 x 3 – 83
243 – 65 + 117 – 83
178 + 34
212
Exemplo 7
52 + 36 x 4 + 32 – 90
52 + 144 + 32 – 90
196 + 32 – 90
228 – 90
138
Exemplo 8
138 – 15 x 6 +31 + 60 * 2138 – 90 + 31 + 120
48 + 31 + 120
199
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
Exemplo 1
10 + 12 – 6 + 7
22 – 6 + 7
16 + 7
23
Exemplo 2
40 – 9 x 4 + 23
40 – 36 + 23
4 + 23
27
Exemplo 3
120 + 2 x 14 – 63
120 + 28 – 63
148 – 63
85
Exemplo 4
76 + 81 : 3 – 39
76 + 27 – 39
103 – 39
64
Exemplo 5
13 x 3 – 14 x 2
39 – 28
11
Exemplo 6
123 + 120 – 65 + 39 x 3 – 83
243 – 65 + 117 – 83
178 + 34
212
Exemplo 7
52 + 36 x 4 + 32 – 90
52 + 144 + 32 – 90
196 + 32 – 90
228 – 90
138
Exemplo 8
138 – 15 x 6 +31 + 60 * 2138 – 90 + 31 + 120
48 + 31 + 120
199
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Questões - ângulos
01. Observe o ângulo COD e responda:

a) Quais são os pontos que estão na região convexa?
b) Quais os pontos que estão na região côncava?
02. Como é classificado cada ângulo da figura abaixo?
03. Classifique os ângulos:
a) AÔB =
b) AÔC =
c) AÔD =
d) CÔD =
e) BÔD =
04. Como é classificado o ângulo formado pelos ponteiros do relógio?
INTERSECÇÃO DE RETAS PLANO CARTESIANO
01. Dadas as retas, determine o ponto de intersecção entre elas:
terça-feira, 30 de abril de 2013
ARCOS E ÂNGULOS ...
01. Calcule a medida, em radiano, de um arco de 15 cm contido em uma circunferência com 2,5 cm de raio.
02. Calcule a medida, em radiano, de um arco de 20 cm contido em uma circunferência com 5 cm de raio.
03. Calcule a medida, em radiano, de um arco de 18 cm contido em uma circunferência com 3 cm de raio.
04. Calcule a medida, em radiano, de um arco de 36 cm contido em uma circunferência com 4 cm de raio.
05. Determine a medida, em radiano, equivalente a:
a) 350° b) 120° c) 75°
c) 100° d) 210° f) 240°
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