quinta-feira, 23 de junho de 2016

Questões de matemática



QUESTÕES DE MATEMÁTICA | JOÃO BATISTA DAS CHAGAS

01. Uma escola tem 1200 m² de área construída e 3000 m² de área livre. A razão da área construída para a área livre é:
A) 6/5
B) 3/5              
C) 4/5
D) 1/10            
E) 2/5

02. Uma caixa de chocolate possui 250g de peso líquido e 300g de peso bruto. Qual é a razão do peso líquido para o peso bruto?
A) 5/6
B) 6/5
C) 2/7
D) 4/11
E)  8/13

03. Pedrinho resolveu 20 problemas de Matemática e acertou 18. Cláudia resolveu 30 problemas e acertou 24. Sobre o desempenho é correto afirmar:
A) Pedrinho apresentou melhor resultado.
B) Cláudia apresentou melhor resultado.
C) Houve um empate.
D) N. D. A

04. Um reservatório com capacidade para 8m³ de água, está com 2000L de água. Qual a razão da quantidade de água que está no reservatório para a capacidade total do reservatório? (Lembre-se que 1dm³ = 1L).
A) ¼
B) ½
C) 1
D) 2
E)  N. D. A

05. Numa sala de aula estudam 15 meninas e 35 meninos. A razão entre o número de meninas para meninos é de:
A) 3/5
B) 2/7
C) 3/7
D) 5/3
E) N. D. A

06. A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão entre as idades de Pedro e Josefa?
A) 2/3
B) 1/3
C) 1/2
D) 3/5
E)  N. D. A

07. Num exame, havia 180 candidatos. Tendo sido aprovados 60, a razão entre o número de reprovados e o de aprovados é de:
A) 1/2
B) 2
C) 1/3
D) 3
E) N. D. A

08. Dois quadrados têm, respectivamente, 3cm e 6cm de lado. Qual é a razão entre as superfícies (área) do primeiro e do segundo quadrado?
A) 1/2
B) 2/3
C) 1/4
D) 2/5
E) N. D. A

09. Numa classe de 40 alunos, 8 foram reprovados. Determine a razão entre as reprovações e as aprovações.
A) 1/4
B) 1/2
C) 1/3
D) 2/5
E) N. D. A

10. Calculando a razão entre 60m e 120m, encontramos:
A) 1/2
B) 1/2
C) 2/1
D) 2/1
E) N. D. A

11. Uma mercadoria acondicionada numa embalagem de papelão possui 200 g de peso líquido e 250 g de peso bruto. Qual a razão do peso líquido para o peso bruto?
A) 2/3
B) 3/5
C) 2/5
D) 4/5
E) N. D. A

12. Numa prova de matemática, um aluno acertou 12 das 20 questões dadas. Qual é a razão de número de questões que ele acertou para o número de questões da prova?
A) 2/5
B) 3/5
C) 2/7
D) 1/5
E) N. D. A

13. Se Elisa recebe R$ 400 por hora e seu colega R$ 1.200, qual a razão entre os salários de ambos?
A) 1/3
B) 2/3
C) 1/4
D) 2/5
E) N. D. A

14. Determine a razão entre os preços de um caderno e de um livro, que custam, respectivamente, R$ 800 e R$ 3200.
A) 1/7
B) 2/5
C) 2/3
D) 1/4
E) N. D. A

15. Na minha casa, a área construída é de 200 m² e a área livre é de 80 m². Qual é a razão da área construída para a área livre?
A) 2/5
B) 3/5
C) 4/5
D) 2/3
E) N. D. A

16. Uma razão equivalente a 2/5 é:
A) 6/5
B) 2/12
C) 5/8
D) 6/15
E) N. D. A

17. O valor da razão 96 : 48 é:
A) 2
B) 1/2
C) 76/28
D) 100/52
E) N. D. A

18. Um retângulo A tem 10 cm e 15 cm de dimensões, enquanto as dimensões de um retângulo B são 10 cm e 20 cm. Qual é a razão entre a área do retângulo A e a área do retângulo B?
A) 2/3
B) 3/5
C) 2/5
D) 3/4
E) N. D. A

19. Ari comprou um carro por R$ 18.000,00 e vendeu por R$ 24.000,00. Qual é a razão entre o lucro e o preço de venda desse carro?
A) 1/4
B) 1/5
C) 2/5
D) 3/5
E) N. D. A

20. Determine a razão entre 112 e 208:
A) 2/7
B) 5/13
C) 5/7
D) 7/13
E) N. D. A  














terça-feira, 7 de junho de 2016

MATEMÁTICA



ESCOLA ESTADUAL MARGARIDA DE FREITAS – ENSINO MÉDIO – PORTALEGRE
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
01.  Determine a distância entre os pontos A( - 1 , 3 ) e B( 5 , 5 ): 

02. Determine o ponto médio do segmento de extremidades
A( 7 , 6 ) e B( 3 , - 2 ):   

03. Determine o ponto P simétrico ao ponto A( 4 , 7 ) em relação a B( - 6 , 9 )

04. Sendo A(1,2); B(3,5) e C(6,7) vértices de um triângulo, classifique esse triângulo em escaleno, isósceles ou equilátero

05. . Identifique o quadrante em que está localizado cada ponto:
A( 7 , 4 )                                            B( - 1, - 3 )
C) ( - 2 , 5 )                                        D( 5 , - 4 )
E( - 1 , 6 )                                           F( 1 , 6 )
G( - 3 , 7 )                                          H( 6 , - 4 )

06.Considere o triângulo de vértices A ( 2 , 6 )  ; B( 1 , 1 ) e C( 5 , 3 ). Calcule o comprimento da mediana AM desse triângulo:

CONJUNTOS



ESCOLA ESTADUAL MARGARIDA DE FREITAS – ENSINO MÉDIO – PORTALEGRE
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

01. – Numa pesquisa em que foram ouvidas crianças, constatou-se que:
* 38 crianças gostavam de refrigerante.
* 26 crianças gostavam de sorvete
* 15 crianças gostavam de refrigerante e de sorvete
Quantas crianças foram pesquisadas?

02.  Uma pesquisa de mercado foi realizada para verificar a audiência de três programas de televisão, 3200 famílias foram entrevistadas e os resultados obtidos foram os seguintes: 450 famílias assistem ao programa A, 370 ao programa B e 5400 ao programa C.  Desse total, 180 famílias assistem aos programas A e B, 120 aos programas B e C, 110 aos programas A e C e 80 famílias aos 3 programas. Com base nesses dados, determine quantas famílias não assistem a nenhum dos três programas:

03. Numa pesquisa, verificou-se que, das pessoas consultadas 150 liam o jornal A, 180  liam o jornal B, 40 liam dos dois jornais e 120 não liam nenhum jornal. Quantas pessoas foram consultadas? ( Deixar a resolução )
a) 340          b) 380         c)170         d) 410         e) 250

04. (PUC) Um levantamento sócio econômico entre os habitantes de uma cidade revelou que, exatamente: 17% têm casa própria; 22% têm automóvel; 8% têm casa própria e automóvel. Qual o percentual dos que não têm casa própria nem automóvel?

05. (Unifap) O dono de um canil vacinou todos os seus cães, sendo que 80% contra parvovirose e 60% contra cinomose. Determine o percentual de animais que foram vacinados contra as duas doenças.

 

GEOMETRIA



QUESTÕES DE MATEMÁTICA – JOÃO BATISTA DAS CHAGAS
01. Dados os pontos P(5,1) e Q(–2,–9), determine as coordenadas do ponto médio do segmento PQ.
02. Dadas as coordenadas dos pontos A(4,6) e B(8,10) pertencentes ao segmento AB, determine as coordenadas do ponto médio desse segmento.
03. As coordenadas do ponto médio de um segmento AB são (-1, 2). Sabendo-se que as coordenadas do ponto A são (2, 5), Calcule as coordenadas de B.
04. Determine as coordenadas dos pontos C e D que dividem em três partes iguais o segmento de extremidades A( - 4, - 8 ) e B ( 5 , 4 )
05. Sendo M as coordenadas do ponto médio do segmento AB. Determine em cada caso, as coordenadas do ponto B.
a) M(2,4) e A(1,7)                               b) M(4,0) e A(1,3)                               c) M(5,2) e A(0,2)
06.     Se  ( 2 , 3 ) é ponto médio do segmento AB, com A(  n , 5 ) e B( 4 , m ),   quanto vale n + m?
07. Os pontos A ( 2 , - 4 ) ; B( - 2 , 1 ) e C( - 4 , 5 ) são vértices de um triângulo. Determine
O comprimento da mediana AM do triângulo ABC:
08. O ponto P ( 7, - 3 ) pertence a uma circunferência de centro C( 4 ,2 ). Determine o ponto diametralmente oposto a P:
09. Determine o ponto simétrico de F( 4 , 8 ) em relação a G( 6 , 20 ).

sábado, 21 de maio de 2016

QUESTÕES: EQUAÇOES DO 2° GRAU

Exercícios de matemática 

01.Fatore o 1° membro da equação e determine suas raízes:

a) x² + 6x + 9 = 4

b) x² + 18x + 81 = 36 

c) x² + 14x + 49 = 16 

d) x² - 24x + 144 = 25 

e) x² - 12x + 36 = 0 

f) x² - 16x + 64 = 0 

02. Utilizando o método de completar quadrados, determine as raízes das equações a seguir. 

a) x² + 8x + 12 = 0

b) x² + 6x - 16 = 0 

c) x² + 12x - 28 = 0 

d) x² + 10x + 21 = 0 

e) x² + 2x - 8 = 7

f) x² + 20x + 105 = 6 




Questões de matemática.

ATIVIDADES NÚMEROS INTEIROS.
01. Faça as operações.

a) ( - 3 ) + ( - 5 ) + ( + 6 ) + ( - 5 ) =

b) ( + 4 ) + ( + 1 ) + ( - 2 ) + ( - 7 ) =

c) ( + 2 ) + ( - 4 ) + ( + 7 ) + ( - 9 ) =

d) ( - 3 ) + ( - 5 ) + ( + 6 ) + ( - 5 ) =

e) ( + 5 ) + ( + 7 ) + ( - 2 ) + ( - 2 ) =

f) ( - 3 ) - ( - 5 ) - ( - 1 ) + ( - 2 ) =

g) ( + 1 ) + ( + 2 ) - ( + 4 ) - ( - 1 ) =

h) ( + 9 ) - ( - 4 ) + ( + 3 ) - ( + 8 ) =

02. Calcule: 

a)  + 80 + ( - 32 + 54 ) - ( -21 + 17 ) + ( - 16 + 43 ) = 

b) - 45 + ( - 22 + 20 ) - ( - 71 + 65 ) + ( - 12 + 87 ) = 

c) ( + 43 - 54 ) + ( - 32 + 28 ) + ( - 51 + 89 ) = 

d) ( + 32 - 54 ) + ( -45 + 54 ) + ( - 32 + 21 ) =


03. Em um jogo, Juca ganhou 210 pontos na primeira partida e 320 na segunda; perdeu 430 na terceira, ganhou 50 na quarta e juntou todos os pontos ao final do jogo.
a) Juca ficou com pontos ganhos ou perdidos? 

b) Quantos pontos? 


04. Efetue: 

a) - 14 + 12 - 15 + 19 + 17 = 

b) + 32 - 29 + 12 - 26 - 27 = 

c) - 26 + 34 - 65 + 44 - 12 =

d) + 22 - 54 + 12 + 23 - 58 =

e) + 58 - 87 + 68 - 90 + 10 =

f) - 43 + 12 - 87 + 78 + 32 =  

05.  Eu tinha um saldo negativo no banco de  R$580,00. Depositei R$ 810,00 e paguei com cheque as seguintes contas: aluguel R$ 440,00 e farmácia R$ 180,00. Depois de descontar os cheques, qual será o meu saldo? 

06. Numa cidade americana certa manhã o termômetro registrava - 4°C. Um pouco mais tarde a temperatura registrada foi de + 8°C. Qual a variação nesse período? 

07. Um jogador ganha R$ 2500,00 numa aposta e perde  R$ 3200,00 em outra. O resultado final das duas apostas pode ser representado por quanto? 

08. Em um torneio de futebol a Equipe Serra Alta obteve os seguintes resultados: 
Serra Alta 3 x 1 Galo da Serra
Dormentes 1 x 2 Serra Alta 
Serra Alta 5 x 3 Pega 
Bica 2 x 3 Serra Alta. 

Qual o saldo de gols da equipe Serra Alta? 





 








quinta-feira, 12 de maio de 2016

QUESTÕES - EQUAÇÕES DO 2° GRAU

01. Resolva as equações do 2° grau: 

a) x² - 80 = 41 

b) 5x² + 9 = 54

c) 2x² - 48 =  - x² 

d)  2x² + 40 = 72 

02. Resolva as seguintes equações do 2° grau: 

a) x( x + 4 ) = 0 

b) 3x( x - 9 ) = 0 

c) x( 2x + 40 ) = 0 

d) x( x - 2 ) =0 

03. Num terreno quadrado foi construida uma casa que ocupa a área de um retângulo de medidas 8m por 10m. Na planta, a medida do lado do terreno está ilegível, mas sabe-se que a área livre é de 320m². Quanto mede o lado do terreno? 

04.  Existe um número real positivo que elevado ao quadrado e diminuído de 36 resulta zero. Qual é esse número?


 


ATIVIDADES DE MATEMÁTICA | EQUAÇÃO DO 2° GRAU 
JOÃO BATISTA DAS CHAGAS 
 
01. Abaixo há equações com uma incógnita. 

a) x² - 3x - 9 = 0 
b) x + 1 = 0
c) 2x² + 4x - 8 = 0 
d) 3x + 9 = 0 
e) x³ - 6x + 7 = 0 
f) x² + 5x + 1 = 0 

* Quais são equações do 2° grau? 

02. Será a equação 4x² + 3x - 1 = x² + 2x - 1 é do 2° grau? 

03. Considere a equação  7x² - 14 = 0.
a) 2 é solução dessa equação? 
b) - 2 é solução dessa equação? 

03. Para que a expressão abaixo, existem dois números reais que podem ser colocados no lugar de @ . Quais são eles?

( @ + 1 )² = 4

04. Existem dois valores reais que podem ser colocados no lugar de x. Quais são eles?

a)  x² = 16                                    b) x² = 0,49

c) x² = 64                                     d) x² = 0,81 

e) x² = 9/4                                    f) x² = 121

g) x² = 4                                      h) x² = 25 

05. Qual é o lado de um quadrado cuja a área é de 400 m²? 
a) 200
b)100
c) 20
e) 2

06. Resolva as equações: 

a)  x² - 100 = 0
b) 25x² - 1 = 0
c) 6x² = 96
d) x² - 1 = 8
e) x² + 36 = 100

07. O dobro do quadrado de um número é 18. Qual é esse número? 

08. O triplo do quadrado de um número é 48. Qual é esse número? 

09. A metade do quadrado de um número é 162. Qual é esse número? 

10. A solução da equação x² + 25 = 169 é: 
a) 12
b) 11
c) 10
d) 09 












Questões - números inteiros